Princípios básicos do design

Abaixo abordaremos os 4 princípios básicos do design que auxiliam a montar qualquer arranjo visual de forma mais equilibrada, harmoniosa e agradável ao leitor.


Foto: Harvard Business Review


Para explicar os princípios utilizarei como exemplo a imagem abaixo que representa uma lista de compras num supermercado.


Alinhamento

Itens podem ser alinhados à esquerda, ao centro vertical, à direita, ao topo, ao centro horizontal ou à base. Procure manter a base do alinhamento para todos os itens a fim de gerar uma harmonia à composição visual senão pode acabar gerando um ar de desordem.




Proximidade

Itens mais próximos tendem a formar uma unidade visual, assim como itens mais afastados tendem a se tornar unidades diferentes. Resumindo, itens próximos dão a entender que tratam do mesmo assunto, enquanto itens mais afastados não.




Repetição

A repetição gera harmonia à composição visual, fortalecendo as unidades e a organização. Repita a mesma fonte para todos os textos, a mesma fonte para títulos, a mesma cor para fundos, etc. Isso irá criar uma identidade que será facilmente reconhecida pelo usuário.




Contraste

O contraste serve para dar destaque ou realçar diferenças entre unidades ou itens. Contraste de tamanho, de famílias tipográficas, de cores, de alinhamento, etc. Este princípio deve ser usado com sabedoria respeitando os princípios anteriores, pois se usar o contraste para tudo só haverá caos.




Comparativo entre a primeira e última imagem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas