O que é design?
Presente em todos os lugares e no linguajar popular, você já se perguntou o que é design?
![](https://images.pexels.com/photos/273222/pexels-photo-273222.jpeg?auto=compress&cs=tinysrgb&dpr=2&h=650&w=940)
Origem da palavra
Antes de mais nada devemos conhecer a origem da palavra e o que ela significa. O termo tem origem no latim com a palavra designare sendo mais tarde adaptada para o inglês design. Na língua inglesa, a palavra pode ser usada como verbo ou substantivo, tendo como sinônimo na língua portuguesa a palavra projetar, diferente de desenho, que em inglês é draw. Então, numa tradução livre, design é um processo de criação e desenvolvimento de um projeto, visual e funcional, para a solução de um problema.
![](https://www.udf.edu.br/wp-content/uploads/2015/08/Design-gr%C3%A1fico.jpg)
Design ou designer
Muitas pessoas fazem confusão com as duas palavras e acabam aplicando-as incorretamente. Design serve para caracterizar a profissão, o processo ou composição visual de um produto, já designer serve para caracterizar o profissional.
![](https://wallpaperlayer.com/img/2015/9/rainbow-abstract-pixels-wallpaper-8228-8545-hd-wallpapers.jpg)
Áreas de atuação
O designer, que tem como função unir a forma e a função para uma melhor experiência do usuário, se tornou um profissional cada vez requisitado em diversos ramos, abrangendo cada vez mais sua área de atuação. Abaixo listarei algumas áreas de atuação de um designer:
Design gráfico
É um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, trabalhando o relacionamento entre imagens e textos.
Web design
Área voltada para criar e desenvolver sites, interfaces de sistemas e páginas na internet de todo tipo, desde redes sociais até lojas virtuais.
Design editorial
Área responsável por editar livros, revistas e jornais, além de alguns conteúdos digitais.
Design de jogos
Área destinada a criação de jogos eletrônicos para computadores, consoles ou smartphones, podendo atuar em todas as etapas da produção dos jogos, desde o desenvolvimento da temática ou roteiro, produção da arte conceitual (esboços e rascunhos da história e personagens), modelagem 3D e chegando até a programação, no caso de jogos digitais.
![](https://www.wacom.com/-/media/wacomdotcom/images/discover/design/design-fashion-sketch-m.jpg?h=360&la=pt&w=1440&hash=9F3C8FE7B0512D5FCB5CAF6760D592E434452EB3 style=)
Design automobilístico
Visa a tornar os automóveis produtos de consumo com identidade própria, além de buscar aperfeiçoamentos técnicos como maior segurança, uso de materiais ecológicos, conforto e apelo visual.
Design de moda
Os designers de moda trabalham de várias maneiras no desenho de vestuário e acessórios, por causa do tempo necessário para colocar uma peça de vestuário no mercado e têm por vezes que prever a evolução dos gostos dos consumidores.
Design de joias
Produção de joias que envolve todos os aparatos ornamentais, tipicamente feitos com gemas e metais preciosos como prata, ouro, platina e paládio.
Design de interiores
É um projeto cenográfico e visual para a composição e decoração de ambientes internos.
![](https://academy.growthx.com/wp-content/uploads/sites/2/2016/08/LK1A1691-870x380.jpg)
Design de produto
Trabalha com a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais com foco para usufruto humano, mas também pode ser para uso animal. Um designer de produto lidará essencialmente com o projeto e produção de bens de consumo ligados à vida quotidiana (como mobiliário doméstico e urbano, eletrodomésticos, automóveis e outros tipos de veículos, etc) assim com a produção de bens de capital, como máquinas, motores e peças em geral.
Design de móveis
A intenção de um designer de móveis está na concepção e realização do mobiliário de acordo com aspectos funcionais, estéticos e compatíveis com o usuário.
Design de som
Desenvolve um estilo, explora as possibilidades expressivas do som, cria ligações dramáticas entre personagens, locais e objectos através de elementos sonoros, alargando a resposta emocional do filme através da sutil transformação do material sonoro, moldando-o.
Sinalização
O domínio de técnicas para desenvolvimento de signos de advertência, pictogramas, setas, tipografia específica e de cores são códigos visuais que proporcionam o rápido entendimentos das informações e traduzem a hierarquia orientadora, necessária ao usuário do espaço em questão.
![](https://igceducacao.com.br/wp-content/uploads/2016/07/FB_ADS_IPOG_1200x628px_DESIGN_DE_INTERIORES.png)
Perfeito!
ResponderExcluirObrigado Alessandra!
Excluir